domingo, 25 de outubro de 2020

O que é ferrugem?



 

   A corrosão do ferro, a ferrugem, e de outros metais é um processo natural.
   
   A corrosão é a conversão de um metal em composto metálico por uma reação entre o metal e algumas substâncias do meio ambiente. Assim a ferrugem é um processo natural onde o ferro volta a natureza, na forma mais estável. 

   A ferrugem é a reação do oxigênio (O2) com o ferro na presença de água. 
  O ferro na presença de água isenta de ar, ausência de gás oxigênio, ou na presença de ar sem umidade, praticamente não enferruja

Fe(s) → Fe2+ + 2e- (oxidação do ferro)
O2 + 2H2O + 4e- → 4OH- (redução do oxigênio)
2Fe + O2 + 2H2O → 2Fe(OH)2 (equação geral)

   O processo de corrosão envolve reação de oxidação redução, além disso é um processo eletroquímico, há condução de eletricidade. Os elétrons podem mover da região onde ocorre oxidação para onde ocorre redução, como em uma célula voltaica (pilha).

   A presença de sais aumenta a corrosão, esse fenômeno é visível em automóveis em áreas onde se joga muito sal nas ruas durante o inverno. Do mesmo modo que ponte salina em células voltaica, os íons do sal fornecem o eletrólito necessário para completar o circuito elétrico. 


Prevenindo a ferrugem

  O ferro é geralmente coberto com um revestimento de pintura ou outro metal, como estanho ou zinco, metal de sacrifício, protegendo a superfície da ferrugem. Se o revestimento é quebrado e o ferro é exposto ao oxigênio e à água, a ferrugem começará. 

  A cromação (cromagem) é a aplicação de uma camada de cromo sobre a superfície do aço ou ferro, com o objetivo de proteger o aço e o ferro da ferrugem. A niquelação, por sua vez, é o processo de aplicação de níquel.

 O ferro ou aço galvanizado, é revestido por uma fina camada de zinco, isso porque o zinco é mais facilmente oxidado que o ferro. Um exemplo da galvanização, são as carrocerias de caminhões e carros.

   A lata, é o aço coberto por uma camada de estanho, as latas de óleo e de alimentos em conserva, todas passam pelo processo de estanhagem.








Nenhum comentário :

Postar um comentário