Dmitri Medelev, fez uma extensiva organização dos elementos com base em suas propriedades, ele ordenou os elementos de acordo com a sequência crescente de suas massa atômicas, ele também deixou elementos que poderiam existir mas que ainda não foram descobertos.
A medida que aumentamos a massa atômica, aumentamos também o número atômico dos elementos.
Estrutura da Tabela Periódica
Atualmente a tabela periódica é organizada em ordem crescente de número atômico.
Os elementos aparecem em sete linhas, chamadas de período.
Sequências verticais, encontra-se os grupos ou famílias.
- grupo 1, ou 1A: metais alcalinos
- grupo 2, ou 2A: metais alcalinos terrosos
- grupo 16, ou 6A: calcogênios
- grupo 17, ou 7A: halogênios
- grupo 18, ou 0 (zero): gases nobres
Os elementos do grupo 1, 2, 13, 14, 15, 16, 17 e 18, são denominados de elementos representativos. Os grupos 3 a 12 são elementos de transição, os lantanídios e os actinídeos são elementos de transição interna.
Metais, Não Metais, Semimetais e Gases Nobres
A tabela periódica é divida em quatro blocos: metais, não metais, semi metais e gases nobres.
METAIS: conduzem bem corrente elétrica e calor, são facilmente transformados em laminas e fios, são sólidos em condições ambientes, com exceção do mercúrio que é líquido, os metais tendem a doar elétrons, formar cátions.
Os lantanídeos e os actinídeos são considerados metais.
NÃO METAIS: são os mais abundantes na natureza, tem como característica a eletronegatividade, ou seja, de formar ânions, receber elétrons. Não conduzem bem corrente elétrica e calor, não são facilmente transformados em laminas ou fios. Apresentam 4 ou mais elétrons na última camada.
SEMIMETAIS: apresentam características intermediárias entre metais e não metais. São substâncias sólidas em condições ambiente.
GASES NOBRES: são elementos de maior estabilidade química da tabela periódica, em virtude da configuração eletrônica de suas camadas de valência, que se completam com oito elétrons.
Nenhum comentário :
Postar um comentário