sábado, 15 de fevereiro de 2020

Efeito Estufa






   O efeito estufa é um fenômeno natural que descreve o aquecimento da atmosfera, este é responsável pela manutenção da vida na Terras, porém  muitos cientistas receiam já estar afetando todo o planeta negativamente.

   A atmosfera terrestre é similar ao vidro das janelas de seu carro. Ela torna a vida na Terra possível pois é responsável por permitir a entrada da luz visível, mas bloqueia grande parte da radiação invisível, inclusive a luz infravermelha e a ultravioleta, bem como os raios X, radiações essas de comprimento de onda curto. A luz ultravioleta e os raios X são bastante perigosos e se crê que provoquem o câncer.

   Quando a atmosfera absorve a radiação infravermelha, ela atua como um cobertor em volta de nosso planeta. A Terra é cercada por um espaço frio, vazio. Embora o sol aqueça a Terra, esse calor, sem nosso “cobertor”-estufa, rapidamente se dissiparia, e a temperatura na superfície seria fria, os oceanos ficariam congelados!



  A atmosfera se compõe de 99% de oxigênio e nitrogênio. Todavia, estes gases não bloqueiam os raios infravermelhos. Alguns dos gases contidos no 1% restante, junto com o vapor d’água, são os responsáveis por manter o nosso globo salvo do profundo congelamento como ameaçam superaquecê-lo.

   O problema do efeito estufa é que pode tornar-se um excesso de algo bom. Um efeito estufa descontrolado poderia significar fome em massa. Poderia significar também furacões super assassinos, impulsionados por oceanos extra-quentes, em oceanos em elevação, que inundariam as regiões costeiras, e em avassalador câncer da pele, resultante da desgastada camada de ozônio, e indizível miséria humana!





CO2 E O EFEITO ESTUFA


   O carvão e o petróleo são importantes combustíveis.
   Esses combustíveis são constituídos principalmente e outras substâncias que contém carbono. A queima desses combustíveis libera bilhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera anualmente.

  Parte desse dióxido de carbono é absorvido pelos oceanos ou utilizado por plantas na fotossíntese. Mas atualmente estamos produzindo mais dióxido de carbono muito mais rapidamente que ele tem sido absorvido. 

  Apesar de o dióxido de carbono (CO2) ser um componente secundário da atmosfera, ele tem um papel importante porque absorve calor radiante, agindo como o vidro de uma estufa. Por essa razão, comumente nos referimos ao CO2 e outros gases retentores de calor como gases estufa, e chamamos o calor causado por eles de efeito estufa.

  Os dois componentes atmosféricos de maior importância na manutenção da temperatura na superfície da Terra são o dióxido de carbono (CO2) e a água.

 Alguns cientistas acreditam que o acumulo de dióxido de carbono (CO2) e outros gases retentores de calor começou a alterar o clima do nosso planeta. Outros sugerem que os fatores que alteram o clima são complexos e não inteiramente compreendidos. 


📌 dióxido de carbono e a água absorvem determinados comprimentos de onda de radiação infravermelho, que ajuda a evitar que a energia escape da superfície da Terra.


METANO COMO GÁS DE EFEITO ESTUFA



   O gás metano (CH4) também contribui para o efeito estufa.

   O metano é formado em processos biológicos que ocorrem em ambientes com pouco oxigênio. As bactérias anaeróbicas são as responsáveis por produzir o metano, estão presentes em pântanos, aterros sanitários, próximo de raízes de arroz e no sistema digestivo dos ruminantes (vaca,camelo)

  O metano tem meia vida na atmosfera de aproximadamente dez anos, enquanto que o CO2 vive por muito mais tempo. Porém o metano oxidado na estratosfera, produz vapor de água, um poderoso gás de efeito estufa que está de maneira contraria ausente na estratosfera.

  Na troposfera o metano reage com radicais de OH ou oxido de nitrogênio, produzindo outros gases de efeito estufa como o O3 (ozônio).

  Dada a grande contribuição do metano (CH4) no efeito estufa, reduções importantes poderiam ser atingidas pela redução das emissões de metano ou capturando-se as emissões para uso como um combustível.

ÓXIDO NITROSO (N2O):

   Quando o dentista utiliza isto, ele talvez o chame de gás hilariante, mas seu efeito sobre a atmosfera não é motivo de riso. Trata-se dum subproduto da queima de combustíveis fósseis e é extremamente estável. Uma vez penetre na atmosfera, permanece lá por 150 anos, em média. Nesse tempo, absorve calor, quando está na camada mais baixa da atmosfera,troposfera, mas também pode subir para a estratosfera, onde ajuda a destruir o ozônio.






  📌 O Efeito Estufa: A atmosfera terrestre, como uma estufa, prende o calor do sol. A luz solar aquece a Terra, mas o calor gerado — transportado pela radiação infravermelha — não pode escapar facilmente da atmosfera, visto que os gases-estufa bloqueiam a radiação, e remetem parte dela de novo em direção à Terra, acrescentando assim calor à superfície da Terra.







   


Referência:
https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/101989641?q=efeito+estufa&p=par#h=11

Nenhum comentário :

Postar um comentário