O organismo até produz água por conta própria, mas não é suficiente para todas as funções fisiológicas do nosso corpo.
Quase três quartos do peso de nosso corpo é de água. Por exemplo, 75% a 85% do cérebro é água, e dos músculos, 70%. Entre outras coisas, a água ajuda a digerir e absorver os alimentos, levando os nutrientes para as células. Ela remove as toxinas e outros resíduos, lubrifica as juntas e o cólon, e controla a temperatura do corpo. A água também pode ajudar no emagrecimento.Assim, não é difícil ver por que precisamos de bastante água para que nossos corpos funcionem de modo saudável.
Naturalmente, os rins fazem um trabalho maravilhoso. Dotados de milhões de filtros, os rins eliminam as impurezas do sangue e devolvem o líquido purificado à corrente sanguínea. Tem-se calculado que precisaríamos tomar milhares de copos d’água por dia se não fosse a água reciclada por nossos rins.
Mas mesmo com o bom funcionamento de rins saudáveis, as reservas de água pura em nosso corpo caem constantemente, e precisam de renovação. Sem suficientes fluidos para eliminar os subprodutos do metabolismo celular, as células orgânicas podem lentamente ser envenenadas por seus próprios resíduos.
Felizmente, muitos dos alimentos que ingerimos fornecem grande parte da água de que necessitamos, uma vez que muitos alimentos se compõem mormente de água. Por exemplo, o ovo, um ovo se compõe de 74 por cento de água. Um bife contém cerca de 73 por cento de água, e uma melancia se constitui de amplos 92 por cento de água. Mas, mesmo assim, a maioria de nós ainda se beneficiaria por beber mais água.
Perdendo peso bebendo água
A retenção de líquido muitas vezes aumenta o peso, assim muitas pessoas com tendência à retenção de líquido acredita que a solução é beber menos água. É justamente o contrário. Na falta de água, o corpo procura aproveitar cada gota disponível, estocando-a nos pés, nas mãos e nas pernas. De modo que o recomentado é dar ao organismo o que ele precisa: água.
Hidrate o corpo
Todos os dias, em média, uns dois litros de água são eliminados através da pele, dos pulmões, dos intestinos e dos rins. Perdemos diariamente cerca de meio litro de líquido apenas pela expiração. Se essa água não for reposta, ficamos desidratados. Estes são alguns sintomas da desidratação: dor de cabeça, cansaço, dor muscular, urina escura, intolerância com o calor e secura na boca e nos olhos.
Assim sendo, quanta água devemos beber?
Especialistas recomendam beber no mínimo oito a dez copos de 250 mL por dia. Pessoas com excesso de peso devem beber um copo a mais para cada 10 quilos acima de seu peso ideal. Contudo, alguns dizem agora que basta beber águaquando você tiver sede; mas se estiver com muita sede, talvez já esteja um tanto desidratado.
Beber mais água para pensar melhor
Sente dificuldade em se concentrar? Talvez precise beber mais água.
Citando o livro The Learning Brain (O Cérebro Que Aprende), a reportagem aponta para estudos que indicam que a desidratação pode diminuir a capacidade de aprendizado. Beber água pura e limpa é melhor do que tomar refrigerantes, café, chá ou mesmo sucos, que podem acabar estimulando o corpo a eliminar líquidos.
Podem-se usar outras bebidas em vez de água?
Embora os sucos de frutas ou de vegetais diluídos em água sejam aceitáveis, eles não são isentos de calorias. Além disso, os líquidos com muito açúcar ou leite aumentam a necessidade de água do organismo, pois a água é necessária para digeri-los. E as bebidas alcoólicas e as cafeinadas (como o café e o chá) são levemente diuréticas, tornando necessário beber mais água para substituir o que for expelido. Simplesmente não existe substituto para esse líquido precioso, a água. Assim, que tal beber um copo agora mesmo?
Bibliografia:
Nenhum comentário :
Postar um comentário