O GLP (gás liquefeito de petróleo), ou gás de cozinha ,é uma mistura dos gases propano (C3H8) e butano (C4H10), é um gás inodoro, ou seja, não tem cheiro. Por isso, por segurança, o gás de cozinha recebe um composto a base de enxofre que possui um forte odor chamado Mercaptana ou Tiol, esse composto é adicionado já na refinaria para facilitar a detecção de vazamentos caso estes ocorram, uma vez que o gás de cozinha é altamente inflamável.
Tanto o propano quanto o butano são obtidos principalmente da destilação fracionada do petróleo.
Estes dois hidrocarbonetos passam por um processo de compressão, passando para o estado líquido, essa transformação do gá em líquido é mais fácil e barata que a de gás natural. Assim GLP, é uma mistura de gases condensáveis.
Para armazenagem são utilizados recipientes fabricados em aço. No botijão de gás os hidrocarbonetos estão na fase liquida
Cuidados com o Gás de Cozinha
- Por ser mais pesado que o ar, o gás de cozinha asfixia
- explosão
No modelo internacional mais conhecido, dos Estados Unidos, o mercado de GLP é bem diferente do nosso caso doméstico. Por questões culturais, o consumidor americano se acostumou a utilizar fogões de cozinha elétricos, dispensando o GLP como combustível, como é o caso brasileiro. Assim, enquanto no Brasil as vendas de P13 ultrapassa os 80% do consumo nacional, nos EUA as vendas de GLP envasado por qualquer tipo de botijão são inferiores a 5%.
Fonte:
https://cbie.com.br/artigos/como-e-produzido-e-para-que-serve-o-glp/
https://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%A1s_liquefeito_de_petr%C3%B3leo
https://www.youtube.com/watch?v=osuP1BXbnkc&list=PL973A6CB0782ECE60&index=16
Nenhum comentário :
Postar um comentário