quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Ciclo do Carbono

                                    




    O carbono é um dos elementos químicos indispensáveis aos seres vivos, uma vez que entra na constituição das moléculas de todas as substâncias orgânicas. Carbono é a matéria da vida. A fonte primária desse elemento químico são as moléculas de dióxido de carbono (CO2) presentes na atmosfera e também dissolvidas na água. Há ainda, o carbono guardado no subsolo, nas reservas de gás natural, carvão mineral e petróleo.

      O ciclo do carbono é a rota principal para a transferência de energia entre organismos vivos, e é a principal forma de prender calor na atmosfera.Certa quantidade de carbono na atmosfera é fundamental para a existência de vida na Terra. O  dióxido de carbono (CO2) é um dos gases que contribuem para o efeito estufa

   O CO2, dióxido de carbono, é absorvido pelos seres fotossintetizantes, sendo, então utilizado para a síntese de moléculas orgânicas (glicose, por exemplo) para crescer e se reproduzir.Muita dessas plantas acaba, sendo consumidas por outros organismos. Depois de ser metabolizado, o carbono retorna ao ambiente de várias maneiras diferentes, terminando no ar, na água ou na própria terra, recomeçando o ciclo.





   A fotossíntese é um processo complexo, e pode acontecer de duas maneiras diferentes dependendo do organismo. Através da fotossíntese o dióxido de carbono (CO2) é retirado do ambiente e através da fixação do carbono, para ser convertido em compostos  orgânicos como açucares.  



   Equação geral da fotossíntese: 



 ➡️ Essa é uma reação oxido-redução, onde o carbono é reduzido, seu número de oxidação vai de +4 para 0. O oxigênio de -2  vai para 0, o que significa que o oxigênio foi oxidado.

  Os carboidratos produzidos por essas reações são recursos de suma importância para a vida na Terra, pois os organismos podem usa-lo como fonte de matéria ou como combustível. Alguns carboidratos passam por mais reações tornando algo mais complexo como amido, gordura, proteínas, ácidos nucleicos, dentre outras. 

   Os carboidratos que utilizamos para produzir energia, passam pelo processo de respiração celular. A reação da respiração celular o reverso da fixação de carbono.
   
     C6H12O6 + 6O2 → 6CO2 + 6H2O + energia.


   Muito do dióxido de carbono liberado no ambiente é produto direto da respiração celular. Para organismos que vivem na água, o carbono que eles liberam acabam dissolvidos na própria água. O dióxido de carbono reage com a água formando ácido carbônico.

CO2(g) + H2 ➡️   H2CO3
 H2CO➡️ H+  HCO3- 
HCO3➡️ H+  CO32−


   O ácido carbônico é um ácido fraco que se dissocia em íons hidrogênio e bicarbonato.
 Os íons de hidrogênio podem reagir com várias pedras e outras substâncias em reações de neutralização, que resulta em intemperismo, alterando os minerais que compõem as rochas, e produzindo materiais que compõem as argilas.


 Os íons carbonatos é de grande importância para os animais marinhos, uma vez que usam esses íons para produzir suas conchar e esqueletos na forma de carbonato de cálcio.

  Grandes depósitos de carbonato de cálcio podem formar pedras como calcário. 





  📌 80% do carbono do planeta está preso na forma de pedra, como calcário, como carbonatos inorgânicos na crosta, manto e litosfera terrestre.
20% está espalhado na litosfera, como carbono orgânico de matéria orgânica enterrada.
Os combustíveis fósseis, poços de carbonatos, representam 0,006% de todo o carbono da Terra.



   Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural), são depósitos de carbono que se formaram da carcaças mortas de outros animais.   

   A queima de combustíveis fosseis, assim como de qualquer matéria orgânica, como as queimadas que ocorrem nas florestas e campos, liberam dióxido de carbono ao ambiente, que retorna ao ciclo do carbono.


   O meio ambiente consegue absorver 40% dos 30 milhões de toneladas, que os humanos produzem anualmente.Assim temos toneladas de dióxido de carbono excedentes ano após ano.
O excesso permanece preso na atmosfera, prendendo o calor do sol e fazendo as temperaturas subirem, o aquecimento global. 







                                         


Fonte: 
 Bibliografia:
 Biologia 5, Bernoulli
 Guia do Estudante, Biologia 2018
  The Global Carbon Cycle: Crash Course Chemistry #46_https://www.youtube.com/watch?v=aLuSi_6Ol8M

Nenhum comentário :

Postar um comentário