sábado, 18 de março de 2017
Fenômeno Químico e Fenômeno Físico
Fenômeno é qualquer acontecimento da natureza. Quando ocorre um fenômeno, uma transformação, há alteração no sistema que está sendo estudado.
Os fenômenos podem ser:
- Físicos: quando uma substância é submetida a um fenômeno físico, suas características químicas não se alteram, pois suas moléculas permanecem intactas.
Os fenômenos ou transformações físicas são reversíveis.
→Exemplos: O amassar o papel, a queda de uma pedra, quebra de um vidro, qualquer mudança de estado físico (quando a água líquida passa para o estado gasoso, sua constituição não se altera).
- Químico: quando uma substância é submetida a um fenômeno químico, suas características químicas são alteradas, ocorre alteração nas suas moléculas.
Os fenômenos ou transformações físicas são irreversíveis.
→Exemplos: O enferrujamento de um prego de ferro, azedar do leite, fabricação de pão, escurecimento de uma fruta, apodrecimento de um alimento.
📌 Notas Importante:
- Misturar (fenômeno físico) é uma coisa totalmente diferente de Reagir (fenômeno químico). Misturando ferro em pó com enxofre em pó, obtemos uma mistura de cor intermediaria entre as cores do ferro (cinza) e do enxofre (amarelo). Aproximando um imã na mistura, ele irá atrair o ferro, o que prova que o ferro não perdeu seu magnetismo. Dizemos que, de um modo geral, os componentes de uma mistura não perdem suas propriedades.
Ao juntar ferro em pó de ferro (7 g) e enxofre em pó (4 g) e aquecer, iremos obter uma nova substância de cor preta: sulfeto ferroso (FeS). Agora o imã não irá atrair nada..
- Podemos misturar as substâncias em quaisquer proporções mas só podemos faze-las reagir em proporções bem definidas, como decorre da Lei de Proust.
- Os símbolos, são usados para representar um elemento químico, as fórmulas representa as substâncias químicas, e as equações química, representa as reações ou fenômenos químicos.
- Sendo submetida a agentes como calor, luz, etc... ou entrando em contato com outras substâncias, cada substância química apresentara um comportamento diferente, conhecido como propriedade da substância. Propriedades físicas e propriedades químicas, conforme resultar em fenômeno físico ou químico. Assim por exemplo:
→ o éter comum tem propriedade física de evaporar-se facilmente; isso não acontece com o óleo lubrificante de automóvel;
→ o ferro tem a propriedade química de enferrujar; o ouro não;
→ ás vezes, falamos também em propriedades organolépticas das substâncias, que são as propriedades percebidas pelos nosso sentidos, como cheiro, sabor, etc.
Fonte:
Bibliografia:
Fetro, Ricardo- Química/Ricardo Feltro- 4ªed-São Paulo:Moderna 1994
Sardella, Antônio-Curso completo de química/Antônio Sardella- Volume único
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário