domingo, 19 de março de 2017

Trocas de Calor na Atmosfera e Seres Vivos




    A convecção é uma forma de transferência de calor (veja mais aqui), ocorre quando há formação de um líquido ou ar ao ser aquecido fica menos denso, tendendo a subir, e o de mais densidade descer.

   Na atmosfera esse fenômeno ocorre devido a radiação solar que atinge a superfície, o ar assim é aquecido e se expande  e eleva-se até encontrar um ar de igual temperatura.





   Temos também a inversão térmica, fenômeno no qual a camada de ar aquecido se acumula sobre a  camada de ar frio, dificultando o movimento do ar, fazendo com que poluentes se acumulem na superfície terrestre.

Inversão Térmica

   A inversão térmica depende da época do ano, período do dia, ocorre com mais frequência no inverno e na madrugada. As grandes favorece esse fenômeno, devido a grande área construída, que absorve calor ao dia e irradia a noite.

  No litoral a brisa durante  o dia tende a ir do mar para a praia, e durante a noite da praia para o mar. Isso ocorre porque a areia tem calor específico menor que a da água do mar, ou seja precisa de menos energia pra variar sua temperatura, por isso se aquece e resfria com mais facilidade. Durante o dia o ar quente próximo a areia sobe provocando um deslocamento do ar frio que se encontra próximo a água. Durante a noite a água demora mais para resfriar, invertendo o sentido da corrente de ar.

 

   
   A radiação solar absorvida pela superfície da Terra é a maior responsável pelas trocas de calor, radiação e convecção, que ocorrem na atmosfera.

  

  Esses processos de transferência de calor - condução, convecção e radiação - estão presentes não só no clima, como também, nos seres vivos:

   →A convecção também ocorre durante o processo de respiração pulmonar. Ao respirar a pessoa libera o ar do organismo com a temperatura próxima a 36,5°C, esse ar próximo a pessoa sobe e ocupa o espaço do ar frio, então esse ar frio desce e é respirado pela pessoa.
   As fossa nasais são bastante vascularizadas e por isso, são responsáveis pelo aquecimento do ar que entra no sistema respiratório através das narinas antes que ele chegue aos pulmões.




 → A forma de transferência mais considerável é a radiação, já que todos os seres vivos recebem e emite radiação na frequência do infravermelho. Para os  seres humanos essa radiação é invisível, mas para as serpentes essa radiação é importante, já que são praticamente "surdas" e "cegas".









   Porque sentimos frio quando estamos com febre?

   
Como o ser humano equilibra sua temperatura com o meio ambiente, quanto mais quente nosso
corpo ficar, mais frio o ambiente vai parecer, uma vez que nosso corpo perde calor para o meio ambiente. Para resfriar o corpo, o nosso organismo começa a produzir suor e essa transpiração também aumenta a sensação de frio. O inverso também ocorre quando á febre é de temperatura menor que 37°C, e sentimos calor.


















Fonte:
Bibliografia:Física / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2006. – p. 232
Tópicos da Física 2: Newton Helou Gualter

Nenhum comentário :

Postar um comentário