terça-feira, 28 de março de 2017

O Comportamento Físico Dos Gases: O Estado Gasoso




O Estado Gasoso

   Todas as substâncias quando passam do estado líquido para o estado gasoso aumentam o volume, isso porque no estado gasoso a atração entre as moléculas é muito pequena, assim as moléculas encontram-se mais afastadas uma das outras.

   Todas as sustâncias que em condições ambientais, apresenta-se no estado gasoso, é formada por ligações moleculares, portanto é uma molécula.

 

 Considere o gás oxigênio, O2, a 25°C e pressão atmosférica ao nível do mar. Evidências científicas indica que a distância média entre as moléculas é de aproximadamente quinze vezes o tamanho da molécula. As moléculas movimenta-se com velocidade de 300m/s e colidem a 0,000000001s, em média. Entre suas colisões sucessivas, uma molécula percorre, em linha reta, algo entre cem e mil vezes o seu tamanho.
 Para comparar, se uma molécula desse gás fosse uma bola de tênis com 6,5 cm de diâmetro, estaria a um metro de distância das vizinhas e percorreria de 6,5m a 65m antes de colidir com outra.      


Especificar o estado de um gás, dignifica dizer qual é o valor:

→ de sua pressão (P)
→ de sua temperatura (T)
→ de seu volume (V)

P, T e V são variáveis de estado

1. Pressão Atmosférica

   Ao nível do mar a pressão atmosférica é 760mmHg 



 A pressão é uma grandeza conceituada em Física como sendo o resultado da divisão da força que atua perpendicularmente a uma superfície dividida pela área dessa superfície. Por exemplo, os pés exercem uma pressão no solo, que pode ser calculado dividindo a força aplicada pelo corpo ao solo e a área de contanto entre os pés e o solo.

 No Sistema Internacional,SI, a força é expressa em newton (N) e a área em metros quadrados (m²).




2. Volume 

 As unidades mais importantes de volume, e sua conversão veja aqui .

3. Temperatura

 Escalas de temperatura e suas conversões veja aqui.








 Fonte: 
 Bibliografia:
Química na abordagem do cotidiano, volume único/ Francisco Miragaia Peruzzo(Tito) Eduardo Leite do Canto (Canto) _ 2 ed. _ São Paulo: Moderna, 2002.

Nenhum comentário :

Postar um comentário